segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RISCOS E PERIGOS


Riscos – é a combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso.

Perigo – é um agente (material ou energia) com potencial para provocar danos em pessoas, instalações, equipamentos, materiais e meio ambiente.



Enquanto que o perigo é tudo ou nada, o risco varia de acordo com a situação em questão. Digamos que você ao atravessar uma avenida, tenha duas opções: Com a passarela e sem a passarela. Com a passarela o perigo é zero, mas sem a passarela, ou seja, por conta da pressa, opta por atravessar a avenida direto, está em uma situação de perigo! Esse perigo será mais ou menos arriscado, dependendo das condições adversas, por exemplo, você poderia estar com muito sono, não olhar para os lados, atravessar correndo com a pista movimentada e por aí vai...quanto mais fatores envolvimentos, maior ou menor será o risco.

Levando em consideração a nossa intenção com relação a essas definições, vamos a um exemplo mais voltado para a nossa área, digamos que um certo trabalhador que manipule uma serra elétrica. O perigo será a serra elétrica  o risco pode ser falta de atenção, falta de manutenção no equipamento e falta de equipamentos de proteção individual! Perceba que o trabalho prevencionista tem como foco reduzir os riscos provenientes das atividades laborais, preservando a integridade do trabalhdor

Leia também- Pedestres podem ser multados e pagar indenização ao motorista em Manaus: http://ads.tt/cu9hVg

Acredito que não tenha ficado nenhuma dúvida com relação a estas duas definições, mas caso sim, pode deixar o seu comentário ou contribuição logo abaixo.

Preserve a vida, promova segurança

0 comentários:

Postar um comentário